4. Ativação da alta disponibilidade do nó de gerenciamento¶
Para tornar sua infraestrutura mais resiliente e redundante, crie uma configuração de alta disponibilidade de três nós.
O HA do nó de gerenciamento e o cluster de computação são perfeitamente acoplados, portanto, se os nós forem alterados em um deles, o outro normalmente será afetado. Observe o seguinte:
- Todos os nós na configuração de HA serão adicionados ao cluster de computação.
- Os nós individuais não podem ser removidos do cluster de computação, pois eles estão incluídos na configuração de HA. Nesse caso, o cluster de computação poderá ser completamente destruído, mas a configuração de HA permanecerá. Isso também é válido de forma inversa, a configuração de HA pode ser excluída, mas o cluster de computação continuará funcionando.
Para ativar a alta disponibilidade do nó de gerenciamento e do painel de administração, faça o seguinte:
Verifique se todos os nós estão conectados a uma rede com os tipos de tráfego Painel de administração e Gerenciamento interno.
Na tela CONFIGURAÇÕES > Nó de gerenciamento, abra a guia ALTA DISPONIBILIDADE DO GERENCIAMENTO.
Selecione três nós e clique em Criar HA. O nó de gerenciamento será selecionado automaticamente.
Em Configurar rede, verifique se as interfaces de rede corretas estão selecionadas em cada nó. Caso contrário, clique no ícone da engrenagem de um nó e atribua as redes com tipos de tráfego Gerenciamento interno e Painel de administração às suas interfaces de rede. Clique em PROSSEGUIR.
Em seguida, em Configurar rede, forneça um ou mais endereços IP estáticos exclusivos para o painel de administração altamente disponível, o ponto de extremidade da API de computação e as mensagens entre serviços. Clique em CONCLUÍDO.
Quando a alta disponibilidade do nó de gerenciamento estiver ativada, você poderá acessar o painel de administração no endereço IP estático definido (na mesma porta 8888).