4.7. Como gerenciar chaves SSH

O uso de chaves SSH permite que você proteja o acesso SSH às máquinas virtuais. Você pode gerar um par de chaves em um cliente a partir do qual conectará às VMs por meio de SSH. A chave privada será armazenada no cliente e você poderá copiá-la para outros nós. A chave pública terá que ser enviada a Acronis Cyber Infrastructure e especificada durante a criação da VM. Ela será injetada na VM por cloud-init e usada para autenticação OpenSSH. A injeção de chaves é compatível com máquinas virtuais Linux e Windows.

Nota

Especifique uma chave SSH somente se implantar uma VM a partir de um modelo ou um volume de inicialização (não uma imagem ISO).

Antes de usar o recurso de chaves SSH, verifique se os seguintes requisitos são atendidos:

  • O utilitário cloud-init está instalado em um modelo de VM ou no volume de inicialização.

  • O servidor OpenSSH está instalado no modelo do Windows ou no volume de inicialização.

Para obter instruções sobre como preparar modelos ou volumes de inicialização, confira a seção “Criando modelos habilitados para SSH” do Guia da linha de comando do administrador.

Para adicionar uma chave pública, faça o seguinte:

  1. Gere um par de chaves SSH em um cliente com o utilitário ssh-keygen:

    # ssh-keygen -t rsa
    
  2. Em SSH Keys screen, clique em Adicionar chave.

  3. Na janela Adicionar chave SSH, defina um nome para a chave e copie o valor da chave a partir da chave pública gerada localizada em /root/.ssh/id_rsa.pub. Opcionalmente, adicione uma descrição para a chave.

    ../_images/stor_image101_ac.png

Para excluir uma ou mais chaves, selecione-as e clique em Excluir.

Nota

Se essa chave tiver sido injetada em uma ou mais VMs, ela permanecerá no interior dessas máquinas virtuais mesmo se você excluí-la no painel de administração.