7. Como migrar backups de soluções mais antigas

Usando o Backup Gateway, é possível migrar backups do Acronis Storage 1.5 e do Acronis Storage Gateway 1.6 e 1.7 para um backend de armazenamento de sua preferência: o cluster de armazenamento local, o NFS externo ou a nuvem pública.

Porém, se vários nós forem selecionados como Backup Gateway, a migração para backends do NFS não estará disponível.

Importante

Antes de prosseguir, verifique se o armazenamento de destino tem espaço suficiente para o backup atual e o novo.

O procedimento de migração pode ser descrito assim:

  1. As credenciais de raiz para acesso SSH ao armazenamento de origem escolhido são fornecidas ao Backup Gateway.

  2. O Backup Gateway configura um proxy no armazenamento de origem que começa a redirecionar as solicitações de entrada dos Agentes do Acronis Backup do armazenamento de origem para o Backup Gateway.

  3. O Backup Gateway começa a realocar os backups para o backend de armazenamento escolhido. Os dados que permanecem sem migração são exibidos na seção Backlog de migração na tela Visão Geral do Backup Gateway. Quando o backlog fica vazio, significa que todos os dados foram migrados.

    Após o início da migração, os dados de backup novos e adicionais são armazenados no armazenamento de destino. Os backups do armazenamento de origem são colocados em segundo plano. Todo o processo é transparente para os agentes de backup que continuam trabalhando de forma ininterrupta.

  4. Para conseguir descartar o armazenamento de origem após a conclusão da migração, as solicitações dos Agentes do Acronis Backup vão diretamente para o Backup Gateway, ignorando o proxy no armazenamento de origem. As etapas necessárias dependem de como o armazenamento de origem é registrado no Acronis Backup Cloud: sob o endereço IP ou nome DNS.

    • Se o armazenamento de origem já estiver registrado sob o nome DNS, será necessário alterar o endereço IP por trás dele para o endereço dos nós do Backup Gateway.

    • Se o armazenamento de origem estiver registrado sob o endereço IP, recomendamos que registre novamente o Backup Gateway no Acronis Backup Cloud sob um nome DNS que seja resolvido nos endereços IP dos nós do Backup Gateway. O uso de um nome DNS proporcionará uma transição mais tranquila, e não será necessário reconfigurar o Acronis Backup Cloud, mesmo se você alterar os nós no Backup Gateway (ainda será necessário ajustar adequadamente os endereços IP por trás do nome DNS).

      Como alternativa, se você não quiser usar um nome DNS, precisará esperar a conclusão da migração, desligar as máquinas de origem e de destino e reconfigurar sua rede para que a interface pública do máquina de destino receba o endereço IP da máquina de origem.

Veja nas próximas subseções as etapas que você precisa executar no painel de administração para iniciar a migração do backup.