4. Como conectar o software Acronis Backup aos backends de armazenamento pelo Backup Gateway

Nota

Se você pretende migrar seu Acronis Storage Gateway, ignore as etapas descritas neste capítulo e vá para Como migrar backups de soluções mais antigas.

O ponto de acesso do armazenamento do Backup Gateway (também chamado de “gateway”) destina-se a provedores de serviço que usam o Acronis Backup Cloud e/ou o Acronis Backup Advanced e querem organizar um armazenamento local para os dados copiados em backup do cliente.

O Backup Gateway permite que um provedor de serviços configure facilmente o armazenamento para o formado de dados compatível com a deduplicação proprietária usada pela Acronis.

O Backup Gateway oferece suporte aos seguintes backends de armazenamento:

  • clusters de armazenamento com redundância de software por meio do código de correção de erros (erasure coding),

  • compartilhamentos NFS,

  • nuvens públicas, incluindo diversas soluções S3, além do Microsoft Azure, OpenStack Swift e Google Cloud Platform.

Embora sua opção dependa do cenário e dos requisitos, recomendamos manter os dados de backup da Acronis no cluster de armazenamento local. Nesse caso, você pode ter o melhor desempenho devido às otimizações de WAN e localidade dos dados. A manutenção dos backups em um compartilhamento NFS ou nuvem pública implica a inevitável transferência de dados e outras sobrecargas, o que reduz o desempenho geral.

Observe o seguinte:

  • Ao configurar o Backup Gateway, será necessário fornecer as credenciais de sua conta de administrador no software de backup da Acronis.

  • Em casos nos quais o armazenamento externo, e não local (por exemplo, o NFS), é usado com o Backup Gateway, a redundância precisa ser fornecida pelo armazenamento externo. O Backup Gateway não fornece redundância de dados nem executa a deduplicação de dados.