2.5. Como planejar a rede

A configuração de rede recomendada para o Acronis Cyber Infrastructure é a seguinte:

  • Uma conexão vinculada para tráfego de armazenamento interno;

  • Uma conexão vinculada para tráfego de serviço dividido por estas VLANs:

    • Rede de sobreposição (redes privadas de VM)

    • Gerenciamento e API (painel de administração, SSH, SNMP, API de computação)

    • Rede externa (redes públicas de VM, exportação pública de dados de iSCSI, NFS, S3 e ABGW)

../_images/stor_image1.png

2.5.1. Requisitos gerais de rede

  • O tráfego de armazenamento interno precisa ser separado dos outros tipos de tráfego.

2.5.2. Limitações de rede

  • Os nós são adicionados aos clusters pelos endereços IP, não por FQDNs. A alteração do endereço IP de um nó no cluster causará sua remoção do cluster. Se você planeja usar DHCP em um cluster, verifique se os endereços IP estão vinculados aos endereços MAC das interfaces de usuário dos nós.

  • Cada nó precisa ter acesso à Internet para que as atualizações possam ser instaladas.

  • O valor de MTU é definido como 1500 por padrão. Consulte Etapa 2: configuração da rede para mais informações sobre como definir um valor de MTU ideal.

  • A sincronização de hora da rede (NTP) é obrigatória para gerar estatísticas corretas. Ela é habilitada por padrão pelo uso do serviço chronyd. Se você quiser usar ntpdate ou ntpd, pare e desabilite chronyd primeiro.

  • O tipo de tráfego Gerenciamento interno é atribuído automaticamente durante a instalação e não pode ser mudado no painel de administração posteriormente.

  • Mesmo que o nó de gerenciamento possa ser acessado em um navegador da Web pelo nome do host, você ainda precisará especificar seu endereço IP, não o nome do host, durante a instalação.

2.5.3. Requisitos de rede por nó

Os requisitos de rede para cada nó de cluster dependem dos serviços que serão executados no nó:

  • Cada nó no cluster precisa ter acesso à rede interna e ter a porta 8888 aberta para escutar conexões de entrada vindas da rede interna.

  • Todas as interfaces de rede em um nó precisam estar conectadas a sub-redes diferentes. Uma interface de rede pode ser uma interface lógica marcada com VLAN, um vínculo não marcado ou um link Ethernet.

  • Cada nó de armazenamento e metadados precisa ter pelo menos uma interface de rede para o tráfego de rede interno. Os endereços IP atribuídos a essa interface precisam ser estáticos ou, se for usado DHCP, mapeados para o endereço MAC do adaptador. A figura abaixo mostra uma configuração de rede de exemplo para um nó de armazenamento e metadados.

    ../_images/stor_image2.png
  • O nó de gerenciamento precisa ter uma interface de rede para tráfego de rede interno e uma interface de rede para o tráfego de rede público (por exemplo, para um datacenter ou para uma rede pública) para que o painel de administração possa ser acessado por meio de um navegador da Web.

    O nó de gerenciamento precisa ter a porta 8888 aberta por padrão. Isso permitirá o acesso ao painel de administração pela rede pública e ao nó do cluster pela rede interna.

    A figura abaixo mostra uma configuração de rede de exemplo para um nó de armazenamento e gerenciamento.

    ../_images/stor_image3.png
  • Um nó que execute um ou mais serviços de ponto de acesso de armazenamento precisa ter uma interface de rede para o tráfego de rede interno e uma interface de rede para o tráfego de rede público.

    A figura abaixo mostra uma configuração de rede de exemplo para um nó com um ponto de acesso iSCSI. Os pontos de acesso iSCSI usam a porta TCP 3260 para conexões de entrada vindas da rede pública.

    ../_images/stor_image4.png

    A figura a seguir mostra uma configuração de rede de exemplo para um nó com um ponto de acesso S3. Os pontos de acesso S3 usam portas 443 (HTTP) e 80 (HTTP) para escutar conexões de entrada vindas da rede pública.

    ../_images/stor_image5.png

    No cenário mostrado acima, a rede interna é usada tanto para o tráfego de armazenamento quanto para o tráfego do cluster S3.

    A figura a seguir mostra uma configuração de rede de exemplo para um nó com um ponto de acesso de armazenamento do Backup Gateway. Os pontos de acesso do Backup Gateway usam a porta 44445 para conexões de entrada das redes interna e pública e as portas 443 e 8443 para conexões de saída para a rede pública.

    ../_images/stor_image6.png
  • Um nó que executa serviços de computação precisa ter uma interface de rede para o tráfego de rede interno e uma interface de rede para o tráfego de rede público.

2.5.4. Recomendações de rede para clientes

A tabela abaixo lista o desempenho máximo da rede que um cliente pode alcançar com a interface de rede especificada. A recomendação para os clientes é usar um hardware de rede de 10 Gbps entre dois nós de cluster e minimizar latências de rede, especialmente se usarem discos SSD.

Tabela 2.5.4.1 Desempenho máximo da rede do cliente

Interface da rede de armazenamento

Máx. de nós E/S

Máx. de VMs E/S (replicação)

Máx. de VMs E/S (código de correção de erros)

1 Gbps

100 MB/s

100 MB/s

70 MB/s

2 x 1 Gbps

~175 MB/s

100 MB/s

~130 MB/s

3 x 1 Gbps

~250 MB/s

100 MB/s

~180 MB/s

10 Gbps

1 GB/s

1 GB/s

700 MB/s

2 x 10 Gbps

1,75 GB/s

1 GB/s

1,3 GB/s