4.8. Gerenciar balanceadores de carga¶
O Acronis Cyber Infrastructure oferece balanceamento de carga como um serviço para a infraestrutura de computação. O balanceamento de carga garante tolerância a falhas e melhora o desempenho dos aplicativos Web, distribuindo o tráfego de rede recebido pelas máquinas virtuais a partir de um pool de balanceamento. Um balanceador de carga recebe e roteia solicitações de entrada para uma VM adequada com base em um algoritmo de balanceamento configurado e na integridade da VM.
Cumpra os seguintes requisitos:
- Um balanceador de carga pode operar apenas em redes com gerenciamento de IP ativado.
- Todas as VMs em conjuntos de balanceamento devem ter endereços IP fixos.
Você pode criar um balanceador de carga com pools de balanceamento da seguinte maneira:
Em Load balancers screen, clique em Criar balanceador de carga.
Na janela Criar balanceador de carga, faça o seguinte:
- Especifique um nome e, opcionalmente, uma descrição.
- Habilite e desabilite a alta disponibilidade:
- Com a alta disponibilidade habilitada, serão criadas duas instâncias do balanceador de carga. Eles funcionarão no modo Ativo/Em espera de acordo com o VRRP (Protocolo de Redundância do Roteador Virtual).
- Com a alta disponibilidade desabilitada, será criada uma única instância do balanceador de carga.
Na seção Configurações de rede, selecione a rede na qual o balanceador de carga operará e, opcionalmente, especifique um endereço IP que será alocado para o ele.
Se uma rede privada escolhida estiver conectada a uma rede pública por meio de um roteador, você poderá atribuir um endereço IP flutuante ao balanceador de carga. Para fazê-lo, selecione Usar um endereço IP flutuante e, no menu suspenso exibido, escolha entre usar um endereço IP flutuante disponível ou criar um novo.
Na seção Pools de balanceamento, crie um pool de balanceamento para encaminhar o tráfego do balanceador de carga para as máquinas virtuais clicando em Adicionar.
Na janela Criar pool de balanceamento aberta, faça o seguinte:
Na seção Regra de encaminhamento, selecione uma regra de encaminhamento do balanceador de carga para o protocolo de backend: HTTPS -> HTTPS, HTTPS -> HTTP, HTTP -> HTTP ou TCP -> TCP. Além disso, especifique as portas para conexões de entrada e de destino nos campos Porta LB e Porta de backend.
Observe o seguinte:
- Com a regra HTTPS -> HTTPS, todas as máquinas virtuais precisam ter o mesmo certificado SSL (ou uma cadeia de certificados).
- Com a regra HTTPS -> HTTP, é necessário carregar de um certificado SSL (ou uma cadeia de certificados) no formato PEM e uma chave privada no formato PEM.
Importante
A regra de encaminhamento não pode ser alterada após a criação do balanceador de carga.
Na seção Configurações de balanceamento, escolha um algoritmo de balanceamento:
- Conexões mínimas. As solicitações serão encaminhadas para a VM com o menor número de conexões ativas.
- Round robin. Todas as VMs receberão solicitações pelo algoritmo round-robin.
- IP de origem. Solicitações de um endereço IP de origem único serão direcionadas para a mesma VM.
Habilite/desabilite a opção Sessão fixa para habilitar/desabilitar a persistência da sessão. O balanceador de carga gerará um cookie que será inserido em cada resposta. O cookie será usado para enviar solicitações futuras para a mesma VM.
Nota
Essa opção não está disponível no modo de passagem SSL.
Na seção Membros, adicione máquinas virtuais como membros ao pool de balanceamento clicando em Adicionar. Cada VM pode ser incluída em vários pools de balanceamento.
Na janela Adicionar membros aberta, selecione as VMs desejadas e clique em Adicionar.
Na seção Monitor de saúde, escolha o protocolo que será usado para monitorar a disponibilidade dos membros:
- HTTP/HTTPS. O método HTTP/HTTPS GET será usado para verificar o código de status da resposta 200. Adicionalmente, especifique o caminho da URL para o monitor de integridade.
- TCP. O monitor de integridade verificará a conexão TCP na porta de backend.
- PING. O monitor de integridade verificará os endereços IP dos membros.
Importante
O protocolo não poderá ser alterado após o balanceador de carga ser criado.
Por padrão, o monitor de integridade remove um membro de um pool de balanceamento se ele falhar em três verificações de integridade consecutivas com intervalos de cinco segundos. Quando um membro retorna à operação e responde com êxito a três verificações de integridade consecutivas, ele é adicionado ao pool novamente. Os parâmetros do monitor de integridade, como intervalo de verificação da integridade da VM, tempo limite do monitor, limites de elementos íntegros e não íntegros, podem ser definidos manualmente. Para alterar os parâmetros padrão, clique em Editar parâmetros, insira os valores desejados e clique em Salvar.
Clique em Criar.
Adicione mais pools de balanceamento, conforme descrito acima, se necessário.
Clique em Criar.
Depois que o balanceador de carga for criado, você poderá monitorar seu desempenho e integridade na guia Visão geral do painel.
Os seguintes gráficos estão disponíveis:
- Estado dos membros
- O número total de membros nos conjuntos de balanceamento agrupados por status: “Íntegro”, “Não íntegro”, “Erro” e “Desabilitado”.
- CPU/RAM
- Uso de CPU e RAM pelo balanceador de carga.
- Rede
- Tráfego de rede de entrada e saída.
- Conexões ativas
- O número de conexões ativas.
- Solicitações de erro
- O número de solicitações de erro.
Você pode ver os parâmetros do balanceador de carga na guia Propriedades.
Para editar o nome ou a descrição de um balanceador de carga, clique no ícone de reticências ao lado e em Editar.
Para desabilitar/habilitar ou remover um balanceador de carga, clique no ícone de reticências ao lado dele e na ação desejada. Para remover vários balanceadores de carga de uma só vez, selecione-os e clique em Excluir.
4.8.1. Gerenciar pools de balanceamento¶
Para ver uma lista de conjuntos de balanceamento em um balanceador de carga, clique no nome dele.

Para adicionar outro pool de balanceamento a um balanceador de carga, clique em Criar pool de balanceamento e preencha os campos conforme descrito em Gerenciar balanceadores de carga. O pool recém-adicionado aparecerá na lista de pools de balanceamento.
Você pode abrir o painel do pool para monitorar o desempenho e a integridade dele na guia Visão geral, analisar os parâmetros em Propriedades e gerenciar os membros em Membros.
Para editar as configurações de balanceamento, como o algoritmo de balanceamento e a persistência da sessão, clique no ícone de reticências ao lado de um pool e em Editar. Para editar os parâmetros do monitor de funcionamento, clique no ícone de reticências ao lado de um pool e em Editar monitor de funcionamento.
Para adicionar mais membros a um pool de balanceamento, clique no ícone de reticências ao lado dele e + Adicionar membros.
Para remover um pool de balanceamento, clique no ícone de reticências ao lado e clique em Excluir. Para remover diversos pools de balanceamento de uma só vez, selecione-os e clique em Excluir.