2.1. Visão geral da arquitetura de armazenamento¶
O componente fundamental do Acronis Cyber Infrastructure é um cluster de armazenamento: um grupo de servidores físicos interconectados pela rede. Cada servidor em um cluster recebe uma ou mais funções e normalmente executa serviços que correspondem a estas funções:
- função de armazenamento: serviço de fragmento ou CS
- função de metadados: serviço de metadados ou MDS
- funções complementares:
- Cache do SSD,
- sistema
Qualquer servidor no cluster pode receber uma combinação de funções de armazenamento, metadados e rede. Por exemplo, um único servidor pode ser um ponto de acesso S3, um ponto de acesso iSCSI e um nó de armazenamento ao mesmo tempo.
Cada cluster requer também que um painel de administração baseado na Web seja instalado em um (e somente um) dos nós. O painel permite que os administradores gerenciem o cluster.
2.1.1. Função de armazenamento¶
Os nós de armazenamento executam serviços de fragmento, armazenam todos os dados na forma de fragmentos de tamanho fixo e dão acesso a esses fragmentos. Todos os fragmentos de dados são replicados e as réplicas são mantidas em nós de armazenamento diferentes para garantir a alta disponibilidade dos dados. Se houver falha em um dos nós de armazenamento, os nós de armazenamento íntegros restantes continuarão fornecendo os fragmentos de dados que estavam armazenados no nó com falha.
A função de armazenamento pode ser atribuída apenas a um servidor com discos de determinada capacidade.
2.1.2. Função de metadados¶
Os nós de metadados executam serviços de metadados, armazenam metadados de cluster e controlam como os arquivos do usuário são divididos em fragmentos e onde esses fragmentos ficam localizados. Os nós de metadados também garantem que os fragmentos tenham a quantidade necessária de réplicas. Por fim, eles registram todos os eventos importantes que acontecem no cluster.
Para oferecer um sistema confiável, o Acronis Cyber Infrastructure usa o algoritmo de consenso Paxos. Ele garantirá a tolerância a falhas se a maioria dos nós que executa os serviços de metadados estiver íntegra.
Para garantir alta disponibilidade de metadados em um ambiente de produção, os serviços de metadados devem ser executados em pelo menos três nós de cluster. Nesse caso, se um serviço de metadados falhar, os dois restantes continuarão a controlar o cluster. No entanto, é recomendável ter pelo menos cinco serviços de metadados para fazer com que o cluster sobreviva à falha simultânea de dois nós sem perder dados.
2.1.3. Funções complementares¶
- Cache do SSD
- Aumenta o desempenho de leitura/gravação de fragmentos com a criação de caches de gravação nos drives de estado sólido (SSDs) selecionados. Também é recomendável usar esses SSDs para metadados; confira Função de metadados. O uso de diários de gravação pode mais que dobrar a velocidade de gravação no cluster.
- Sistema
- Um disco por nó reservado para o sistema operacional e indisponível para armazenamento de dados.